PRIMEIRAS CONSULTAS NO DISPOSITIVO CLAC- 2018 /2019.


Imagem relacionada
OBJETIVOS.

1- Saber como o paciente chegou ao Atendimento do CLAC, de quem ou de que Instituição recebeu a indicação.

2- Comprovar se há uma DEMANDA  de tratamento possível de ser atendida no dispositivo: TEMPO LIMITADO E GRATUIDADE.

3- Verificar se a hipótese DIAGNÓSTICA permite atendimento no dispositivo: “tempo limitado e gratuidade”, proposto por Miller na ‘Conversação Clínica’ do Campo Freudiano realizada em Barcelona nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2005. (Publicada em Efeitos terapêuticos rápidosPaidós, Buenos Aires, 2005).

Lembramos que o CLAC (inscrito no Rio de Janeiro como uma OSCIP) encontra sua orientação nos princípios da Conversação de Barcelona, acima citada, sendo assim uma Instituição de Psicanálise Aplicada. Atualmente através de ---membros, aderentes e correspondentes da EBP que atendem no CLAC --- faz parte da REDE INTERNACIONAL DE PSICANÁLISE APLICADA / RIPA DA FAPOL / FEDERAÇÃO AMERICANA DE PSICANÁLISE DE ORIENTAÇÃO LACANIANA com sede em Buenos Aires.

    Isto esclarece o motivo do CLAC não usar a sigla CPCT (não somos um CPCT) -- SOMOS UMA INSTITUIÇÃO DE PSICANÁLISE APLICADA DE ORIENTAÇÃO LACANIANA. O CLAC não se autoriza nem se designa como CPCT. A sigla CPCT, criada em Paris, designa alguns Centros de Psicanálise Aplicada na França, não todos os que pertencem à FIPA / Federação Internacional de Psicanálise Aplicada (França).

4- Considerar se quem demanda consegue estabelecer uma TRANSFERÊNCIA que inclua, além do praticante que o atende, o CLAC como uma Instituição de Psicanálise Aplicada.

5- Finalmente estabelecer um CONTRATO com a Instituição em relação ao tempo do tratamento, gratuidade e faltas. 
As primeiras consultas serão três ou quatro conforme o caso, logo se dará início ao TRATAMENTO.

O ‘praticante’ do CLAC não oferecerá ao paciente a continuidade do tratamento num novo Ciclo, nem em seu consultório privado. Postulará para si mesmo e para a Reunião clínica/casuística a DIREÇÃO DO TRATAMENTO e a possibilidade de EFEITOS TERAPÊUTICOS RÁPIDOS serem alcançados.   

Rio de Janeiro, maio de 2018.

Atualizado em 01 de abril de 2019.